terça-feira, 9 de setembro de 2008

O HOMEM POR TRAS DA CORTINA (curriculum vittae)


Curriculum Vittae de João Vieira Fino

Nasceu em Aveiro, a 4 de junho de 1976 e aqui completou o Liceu na área de desenho.
Em 1996 viajou para o Brasil, após deixar o curso de Desenho da Universidade das Caldas e ali especializou-se no desenho de azulejaria.
Em 1999, após regressar e trabalhar durante dois anos em diversas áreas, desde a hotelaria à trolharia, ou simplesmente dedicando-se às viagens de mochila e ao mar, decide dar rumo ás suas crenças artísticas e inscreve-se na Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto. No curso de três anos da Academia, teve a oportunidade de trabalhar com João Paulo Costa, António Capelo, Rogério de Carvalho e Natália Luisa (Interpretação) André Braga da companhia Circolando (Clown e Novo Circo) Sandra Milovich e Alan Richardson (Clown, Boufon e Máscara Neutra). Especializou-se em teatro de rua com os Natural Theatre (Inglaterra) e com os Kumulus (França), tendo, com ambos os grupos, integrado o elenco de dois espectáculos para a Capital Europeia da Cultura Porto 2001.
Concluiu o curso em 2002 com o espectáculo "Estação 18" a partir dos textos “Histórias Minimas” de Javier Tomeo, tendo assumido as funções de actor e encenador. Consequentemente formou o grupo Palcus per Nada, dedicando-se em exclusivo ao Teatro de rua e às animações socio-culturais tendo trabalhado com diversas empresas, escolas e associações culturais em Portugal e Espanha.
Em simultâneo, foi convidado como vocalista e letrista para os ZEN (banda do Porto), tendo gravado e co-produzido o album Rules Jewels Fools. Seguiram-se 3 anos de concertos de norte a sul do país.
Paralelamente protagonizou diversas curtas metragens das quais se destacam “Comédia Infeliz” e “Frio” de Artur Serra Araujo, vencedoras de prémios do juri e do público em diversos festivais de curtas nacionais e estrangeiros e ganhou 4 prémios de melhor actor.
De 2004 a 2007 lecionou artes dramáticas na Associação Cultural de Valongo do Vouga encenando diversas peças do grupo.
Em 2005 protagonizou o filme “Suicidio Encomendado” de Artur Serra Araujo, >vencedor do prémio especial do juri do Fantasporto em 2007 e do prémio do publico e do juri no festival de cinema de Santiago do Chile.
Encenou 3 espectáculos de rua para o Gretua (Grupo Experimental de Teatro de Aveiro) e deu formação em Clown e Máscara Neutra.
Integrou de 2007 a 2008 o elenco da Efémero Companhia de Teatro de Aveiro, onde assumiu as funções de actor, ilustrador e cenógrafo em 3 espectáculos do grupo, nomeadamente “O Gato das Botas”, “Marginais” e “Zoo de Cristal”.
Paralelamente, especializou-se em Máscara de Comédia del’Arte com o Mestre Filipe Crawford.
Encenou o “Auto do Aleatório” - vencedora do prémio do juri no 12ª Festival de Teatro das Beiras
Criou, produziu e encenou “Os Feios” - vencedora do prémio do juri no 13ª Festival Internacional de Teatro de Ourense (Espanha) – MITEU e mais recentemente vencedora do prémio do juri na 9ª edição do FATAL em Lisboa.
Actualmente encena as produções do Gretua e do CETA (Circulo Experimental de Teatro de Aveiro) e coordena os cursos de iniciação teatral de ambos os grupos.
É vocalista, compositor e letrista da banda Aveirense Lazy Lizard.
Conta igualmente no seu curriculum com diversas colaborações nas áreas do cinema, musica e teatro, duas exposições de pintura bem como inúmeras e inanarráveis experiências auto-didactas.

Links associados:
Desenho/Pintura: Joaofinopaint.blogspot.com
Teatro: Departamentodoaleatorio.blogspot.com
Musica: www.myspace.com/Lazylizardband

Sem comentários: